Hungo é um dos instrumentos típicos utilizados pelo grupo, do qual é extraído um som único e inconfundível, constituindo o suporte harmónico, embelezado pelo característico resplandecer das vozes do norte de África.
O grupo nasceu em Luanda, explorando sons de norte a sul de Angola, tendo-se radicado em Portugal a partir de 1994, onde passa a ser o suporte de abertura das actividades levadas a cabo pelo grande artista angolano Raúl Ouro Negro.
Espaços de grande prestígio, como o estádio do Restelo em Belém, passam a engrandecer a folha curricular deste grupo, resultado duma actuação ao lado da Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Em 1995 consuma-se a gravação da primeira obra discográfica em CD, intitulada "Sembele".
Como corolário lógico do sucesso anunciado, os Jovens do Hungo desfilam por conceituadas salas como a Apolo Center de New-York e Performing Arts Center de New Jersey ao lado dos Batoto-Yetu.
"Nós as crianças" é o título do 2º. registo discográfico editado em Portugal em 1998, onde em acto contínuo a aceitação daquilo que é o verdadeiro tradicionalismo africano, enraizado em instrumentos típicos como o batuque baixo, batuque solo, reco-reco, hungo, puíta, kissange e bambú, superiormente coadjuvados por vozes e coreografia femininas, proporcionam digressões ao mais alto nível a França, Cabo-Verde, Brasil, África do Sul, Alemanha e ao Festival del Caribe no México.
Para os saudosistas que se fascinam com o chamamento da dança carregada de rítmo e movimentos exuberantes, ao som original das sanzalas, os Jovens do Hungo são a sugestão.
a musica tradicional influenciou a musica popular, actualizada no espaço socio urbano,pela lenta oborcao das tecnicas de execucao dos instrumento musicaisacidentais e por processos de estilizaçao. foi neste quardo que a musica adequeriu a feicao estrutural que hoje se conhece.