HISTÓRIAS DA MÚSICA EM ANGOLA

12-07-2010 12:11

 

 

I. A HISTÓRIA, OS INSTRUMENTOS E A INFLUÊNCIA DA MÚSICA ANGOLANA NA AMÉRICA LATINA E CARAÍBAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


         A música angolana começa a ocupar o seu espaço. Depois de se afirmar dentro das nossas fronteiras inicia agora, timidamente, a conquista da audiência internacional.
         Mas se queremos falar da música em Angola, temos que fazer uma incursão no nosso passado musical e, mesmo, procurar mergulhar nas raízes da nossa história.
         Sabemos que num passado longínquo houve em África migrações do grupo bantu, de norte para sul, o qual ao atingir a região onde hoje se localiza Angola, empurrou mais para sul os povos Koisan e Vatwa, que falavam uma língua caracterizada por clicks. Quando em 1482 Diogo Cão chegou à foz do rio Zayli, já existia o poderoso Reino do Kongo, de língua kikongo.
         O que poderia ter sido uma troca de relações amistosas, degenerou na maior injustiça de toda a história: a escravatura. Esta depressa se tornou uma fonte de rendimentos que exauriu a região do grupo kikongo dos seus melhores filhos. Mais tarde os portugueses expandiram-se para o sul, até à barra do Kwanza, em 1560, levados pela ambição de chegarem às tão faladas minas de
prata de Kambambe.
         Embora nessa época já se escrevesse música na Europa, não temos conhecimento de qualquer partitura escrita pelos padres que vieram nas caravelas, com a cruz numa mão e na outra a espada.
         Em 1568/9 os Jagas penetraram no Kongo. Foram expulsos depois de violentos combates. Uma parte instala-se na região de Kasanji, perto de Mbaka e uma outra dirige-se para sul. Não sabemos qual terá sido o grau de contribuição lingüística dos Jagas na língua kimbundu, nem tão pouco o grau de influência musical na cultura Mbaka, que é o bastião dessa língua.
         Depois da chegada de Paulo Dias Novais a Angola e da fundação de Luanda, o porto desta cidade passou a ser um ponto de passagem de escravos para a América (que levaram com eles toda uma cultura musical), como tinha sido o de Mbinda, no Kongo. Nesta altura as movimentações étnicas já se encontravam com fronteiras mais ou menos definidas, num espaço geográfico delimitado
pelas diversas zonas lingüísticas.
         Em 1641 chegaram os holandeses a Angola. A sua ocupação durante sete anos, deu origem, entre outras, às famílias Van-Dúnem e Vieira Dias, que viriam a notabilizar-se no campo da música e não só.
         Nas pinturas de Cavazzi, do século XVII, podemos encontrar já instrumentos musicais, tais como a dikanza, ngoma, marimba, kissanji, clochas (double-bell), instrumentos tradicionais que são construídos pelos próprios músicos e que vamos encontrar nos povos da nossa região.

Podemos dividir estes instrumentos em:

IDIOFONES:

         São instrumentos que soam por si mesmo mediante a percussão.

- Saxi (katxakatxa), comumente chamado de maraca, feito de maboque. Depois de seco fazem-se uns pequenos orifícios e no seu interior colocam-se sementes secas. Hoje já se põe, por facilidade, missanga.

- Bavugu, instumento corrente do grupo Kung. Três cabaças untadas, num conjunto baseado no jogo de ar comprimido e descomprimido, tangido por uma mão num dos orifícios, enquanto que o outro orifício, é coberto e descoberto, num movimento de vai e vem contra uma das coxas da perna.

- MEMBRANOFONES
Instrumentos de percussão.

- Ngoma (batuque ou tam-tam). Em tempos idos serviu para enviar mensagens.
Há vários modelos que variam segundo a região.

- Mpwita, tambor de fricção, ao que parece originário do Kongo. No interior tem uma vara de madeira com uma das extremidades solidamente liga ao centro da membrana. A mão direita molhada serve para friccionar e a mão esquerda faz pressão na pele de tambor, em função do ritmo que quer marcar.

AEROFONES
- São instrumentos muito pouco falados. Tem-se conhecimento do Mpungu, espécie de trompa de origem kikongo; do vandumbu, trompa de madeira macia revestida por um enlleamento de fibras, do grupo Ambwela, no sudoeste de Angola e do Njembo-erose, constituído por um chifre de antílope com ressonador doboso de cera de abelha, instrumento limitado à área dos pastores himbas (ovahimba), do grupo Herrero, no sudoeste de Angola.

CORDOFONES
- Instrumentos de cordas percutidas. É o caso do Hungu, também chamado Mbulumbumba, muito utilizado pelo povo Koisan. É constiuído por um arco, que possivelmente antes terá servido para arremessar flechas, com uma cabaça amarrada. A mão esquerda, sustentando o conjunto, pratica um movimento de vai e vem contra o ventre. A mão direita, com uma varinha, percute a corda.
Este instrumento foi levado pelos escravos para o Brasil, onde tem o nome de berimbau e serve para acompanhar uma dança acrobática chamada capoeira de Angola.

INSTRUMENTOS DE CORDAS ESFREGADAS
- A Kakocha, espécie de violino com três cordas.

INSTRUMENTOS DE CORDAS BELISCADAS
- A tchihumba, constituído por cinco cordas de mateba, ou mais, ligadas às
astes e a uma caixa de ressonância. Segura-se com uma das mãos e toca-se com
os polegares.

INSTRUMENTOS DE LÂMINAS
- Marimba. De influências culturais asiáticas, é um instrumento que se pode
encontrar perto das quedas de Kalandula e também na região da Lunda.
- Kissanji. É um instrumento de som fluido, utilizado para fazer companhia em grandes caminhadas, ou como fundo musical quando um mais velho conta histórias, à volta da fogueira, ao luar. Sobre a tábua harmónica fixam-se as lâminas, que podem ser em bambú ou metal, presas a um cavalete. O instrumento é agarrado com as duas mãos e tocado com o polegar de cada uma. Alguns grandes tocadores chegam a utilizar os indicadores. Também é chamada Mbwetete, quando é feita à base de bambú.

         Todos estes instrumentos são utilizados em função dos momentos adaptados às necessidades, tais como nascimento puberdade, casamento, caça, cânticos para a chuva, rituais litúrgicos, funerais, varrer das cinzas, espirituais, etc., entre os muitos ritmos que os acompanham podemos referir a kabetula, kilaphanga, semba (rebita) e makinu.         

         Com a escravatura exportaram-se culturas para as Américas (norte e sul), que vieram mais tarde a dar origem a outras culturas, incluindo musicais. No caso do encontro de Portugal com Angola e o Brasil, sabe-se hoje que a partir das viagens marítimas do século XVII se estabeleceu um intercâmbio entre os povos da península Ibérica e os ameríndios, que veio a dar origem ao fandango, dança popular espanhola aparecida por volta de 1769. Tudo leva a crer que os espanhóis tenham aprendido com os ameríndios, nas suas
colónias, uma dança que veio a dar origem ao fandango, em Sevilha, onde já havia influências da cultura musical oriental, cultivada pelos mouros e
ciganos.
         O fandango iria encontrar-se em Lisboa, no século XVIII, com as danças fofa e lundu, vindas do Brasil, resultando no fado que, segundo José Ramos Tinhorão "viria no século XIX a realizar sua síntese, passando da taberna ás salas para virar canção".
         De notar que a chamada dança lundu no Brasil, que surgiu na Baía no século XVIII, aparece também em Lisboa nos fins da década de 1770. Trata-se de uma dança que está relacionada com o Kaduke de Mbaka (Angola), e que veio a ser uma das danças mais populares em Luanda com o nome de masemba (umbigadas, plural de semba), que se caracteriza pelo encontro dos corpos, na umbigada.
         E uma dança erótica levada pelos escravos para o Brasil e que lá se adaptou ao quadro económico e social.
         A palavra lundu vem de kilundu que segundo António Asis Júnior quer dizer espírito, ser do mundo invisível e Cordeiro da Mata refere como ente sobrenatural, que dirige os destinos do homem. O seu diminutivo é Kalundu.
         Hoje, no nosso linguajar popular temos a expressão "está com os calundus", está atacado de loucura.
         No Brasil o encontro forçado entre portugueses e negros e uma parte da cultura ameríndia com o ritmo de cadência angolana Kaduke/semba vem a dar origem ao samba, vocábulo muito controverso. Mas Liceu Vieira Dias diz que "o samba é o Kaduke. Semba e Masemba são a mesma coisa. Semba é singular. O prefixo ma, em Masemba, é plural. O samba está directamente ligado à masemba e ao semba. Samba não é como os brasileiros pensaram, um facto do folklore a que eles ligaram este nome. Samba é o infinito de Kusamba (rezar). E é natural, como eu já disse uma vez, ao contrário do que afirma Câmara Cascudo, que lá nas grandes roças onde os senhores de engenho ficavam isolados nos seus casarões com a família, que à noite, nos terreiros, os escravos se juntassem para pedir aos deuses o regresso à pátria, à terra.
Então eles empregavam o termo Samba, confundiram com Samba, que era rezar, implorar e pedir a Deus, através de uma manifestação étnico-coreográfica e musical, como era comum em todos os povos primitivos. Isto foi considerado não do ponto de vista religioso pelos senhores de engenho mas do ponto de vista recreativo. Daí o facto deles terem ligado uma manifestação religiosa com uma manifestação festiva, com um acto festivo". Isto foi o que aconteceu".
         Com a "vinda do soldados desterrados sem as mulheres, criou-se um encontro entre os povos e um conseqüente aumento de mestiços e negros calçados, que engrossavam as fileiras duma pequena burguesia nascente". Os efeitos deixados pela invasão de Napoleão à Península Ibérica iriam catalizar o processo de simbiose cultural, que já estava a operar na música feito pelo povo que se concentrava em redor da cidade de Luanda.
         Mas essa é uma outra estória, mas recente, que esperamos desenvolver numa próxima crônica.


II. AS PESSOAS, O MEIO E O TEMPO
FIGURAS MARCANTES DA ÉPOCA (1875/1935)

         Propomo-nos neste capítulo, levar os nossos leitores ao universo da música suburbana; sua gênese, suas figuras mais representativas (poetas, pintores, intelectuais, músicos, intelectuais, músicos, funcionários ou simples habitantes de bairros populares ou da periferia), todos empenhados em defender a cultura angolana, em geral, e a música, em particular. Mas falar dos homens implica falar do seu meio: Luanda, catalizadora da vida cultural e política, de ontem e de hoje.
         Ao abordarmos este tema é indispensável fazer referência a dois conceitos, a nosso ver essenciais, que gostaríamos de definir para despojá-los de todas as conotações a que estiveram submetidos ao longo dos